Widget Image
SIGA-NOS

As fotografias do candidato

Fotografias do Candidato

Esta é uma questão aparentemente simples e até mesmo de menor importância. De fato, não o é. Fotografias são componentes essenciais de qualquer campanha, desde uma eleição municipal até uma eleição estadual ou presidencial.

O candidato deve dedicar tempo, atenção especializada e os recursos necessários para assegurar que suas fotos expressem a imagem e mensagem desejada.

Foto de campanha não é um instantâneo comum, não é retrato!

Ela deve ser capaz de captar uma expressão que transmita um sentimento para quem a vê. Um sentimento que vincula o candidato com as preocupações e interesses do eleitor.

Não servem, portanto, fotos já feitas, usadas ou não em outras campanhas, por mais que o candidato, ou membros de sua família, goste delas.

O correto é contratar um bom fotógrafo profissional, de preferência tendo experiência em fotos de notícias ou de moda ou de ambas; ter também ao lado um estilista profissional para tratar da maquiagem e da aparência geral, e exigir do fotógrafo o material necessário para iluminação tanto para interiores como para externas.

O candidato deve dedicar pelo menos um turno de um dia para estas fotos, já que o fotógrafo deverá tirar em torno de 50 fotos de cada uma das poses escolhidas.

É de fundamental importância “briefar” o fotógrafo antes da sessão, explicando a ele detalhadamente a mensagem da campanha e a imagem do candidato que se deseja passar.

Com estas informações, o fotógrafo poderá “dirigir” o candidato, extraindo dele a expressão fisionômica adequada para a imagem e mensagem de sua candidatura.

Como se vê esta é uma tarefa que precisa ser entregue a um profissional experiente e se possível talentoso. Está muito distante da foto simples e convencional. Captar com fidelidade e com alta qualidade técnica, uma expressão que transmita os sentimentos desejados, é uma tarefa difícil e demorada.

Não há nem como nem por que esconder: é o resultado de uma produção fotográfica em que o candidato tem que aceitar ser um “modelo”, com a paciência e a disciplina de um modelo.

Mesmo campanhas modestas (estas até mesmo com mais razões) devem seguir este procedimento, que pode ser executado a custos baixos. O importante é somar o bom fotógrafo com o/a estilista, “briefá-los” sobre a campanha, bater muitas fotos e garantir  a paciência e disciplina do candidato.

Qual a expressão do candidato?

A expressão do candidato na foto que se busca vai depender do quadro político dentro do qual ocorre a eleição e do posicionamento adotado pela candidatura (foco, imagem e propostas).

Se o foco da campanha é, por exemplo, o tema do combate à criminalidade seria despropositado apresentar uma expressão alegre e sorridente; tampouco uma expressão de medo, susto ou até mesmo de preocupação (o eleitor espera do candidato soluções e não insegurança). A expressão que se busca deve transmitir firmeza, seriedade, segurança e determinação.

São os sentimentos que se deseja passar ao eleitor que determinam, para o profissional da imagem, a natureza da expressão que ele deve extrair do seu modelo.

Quantas fotos ?

Normalmente são feitas 5 conjuntos de fotos:

O retrato

Esta é a foto oficial do candidato. É uma foto mais formal, em que o candidato tem a expressão de quem já está ocupando o cargo que pleiteia. A foto traduz a ideia de que ele está à altura do cargo. Que tem o physique du rôle isto é, quando a pessoa fisicamente aparenta ter as características esperadas e compatíveis com o exercício da função a que se candidata. Esta foto será distribuída em malas diretas, para entidades, jornais de bairros e publicações de campanha.

Foto mensagem

Esta foto é a mais importante. Ela deve ser capaz de comunicar os sentimentos mais importantes que a candidatura significa, e será usada em cartazes, santinhos, folders, jornais, banners e na TV.

É nesta foto que a expressão do candidato comunica aqueles sentimentos que podem vinculá-lo aos eleitores, como simpatia, calor humano, firmeza, sinceridade, inteligência, energia, simplicidade, competência, liderança, isolados ou em combinação, de acordo com a imagem definida na campanha.

Foto candidato com povo

Imagem do candidato cercado por populares. Ilustra o lado simples e acessível do candidato, assim como a boa receptividade destes para com ele. O essencial nesta foto é ter as pessoas muito próximas do candidato, com pouco ou nenhum espaço sobrando. Igualmente essencial é a expressão do candidato, à vontade com as pessoas. A boa receptividade da criança ao candidato é sempre uma foto muito valorizada.

Foto de trabalho

O candidato precisa também de uma foto trabalhando com sua equipe, de mangas arregaçadas (p. ex.), em torno de uma mesa, ou numa externa, com auxiliares como se estivessem numa reunião discutindo “in loco” um problema. O importante é passar a ideia do candidato em ação, trabalhando, discutindo e decidindo.

Foto com a família

Também é usual fazer-se fotos de família na casa do candidato, onde ele aparece cercado por seus familiares, com roupas de usar em casa. Nesta foto, tão importante quanto a expressão do candidato são as expressões de seus familiares. A foto deve transmitir sentimentos de felicidade, harmonia e intimidade.

Há, pois, muito mais nas fotos de campanha do que pode parecer numa observação superficial. Não se pode esquecer que poucos eleitores verão o candidato pessoalmente.

A imensa maioria vai conhecê-lo e fixar uma relação de confiança com ele pelas fotos e por sua imagem na TV. Portanto, o tempo e dinheiro gastos, para obter as melhores fotos para usar na campanha, certamente serão compensados.